Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Políticas e Práticas Priorizadas























  

Nós acreditamos que, para garantir o pleno desenvolvimento na primeira infância, programas e políticas públicas de qualidade devem ser implementados com base em evidências e buscando a escala da atenção à criança e seus familiares.

Por isso, parte de nossa estratégia está focada em avaliar, sistematizar e apoiar a escala de políticas e programas voltados à primeira infância para ampliar seus impactos e servir de inspiração para mais lideranças públicas, privadas e sociais priorizarem os primeiros anos de vida nas suas ações.

Conheça algumas dessas iniciativas:

Sistematização de Práticas
 

Sistematização de Práticas

Apoiamos a avaliação de impacto e sistematização do histórico e metodologia do Programa Mãe Coruja Pernambucana, em execução há 10 anos no Brasil.

Nosso objetivo é disponibilizar subsídios para aprimorar ações e estratégias dos gestores públicos e, ao mesmo tempo, monitorar novas práticas e metodologias que sirvam de referência para outros estados e cidades. 

Fortalecimento de Capacidades Locais
 

Fortalecimento de Capacidades Locais

Realizamos a customização dos módulos formativos do Programa Primeiríssima Infância para fortalecer as intervenções, em processos de escala, por meio da capacitação dos profissionais da primeira infância das áreas de educação, saúde e assistência social.

Com esse produto, gestores e municípios podem ampliar as capacidades de suas equipes sobre os conteúdos relacionados à primeiríssima infância. Essa iniciativa contou com a parceria do Senac

São Paulo pela Primeiríssima Infância
 

São Paulo pela Primeiríssima Infância

E
sta política pública de estado teve origem no Programa Primeiríssima Infância para promover o pleno desenvolvimento de crianças, do nascimento aos 3 anos, por meio da qualificação dos serviços voltados ao atendimento e ao cuidado a esse público e a gestantes.

Ele fomenta o planejamento e a articulação intersetorial das gestões municipal e regional e mobiliza a sociedade para a importância dos primeiros anos de vida.

A ação é uma parceria com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Cultura do Estado de São Paulo.​

Índice Paulista de Primeira Infância
 

Índice Paulista de Primeira Infância

O IPPI é um dos componentes do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância,  e mostra a capacidade de cada um dos 645 municípios do Estado em promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação para crianças menores de seis anos.

 Foi construído a partir de indicadores embasados nos registros administrativos anuais, disponíveis às cidades do Estado, fornecendo aos gestores municipais informações sobre lacunas e oportunidades para qualificar a rede de atendimento. 

Programa Primeiríssima Infância
 

Programa Primeiríssima Infância

Este foi um dos primeiros programas que idealizamos, em 2009.  Seu objetivo é qualificar o atendimento a gestantes e crianças, do nascimento aos 3 anos, nos serviços de saúde, educação e assistência social, por meio da atuação integrada dessas áreas.

O programa também quer mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância dos primeiros anos de vida. A iniciativa serviu como referência à criação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e inspirou outros projetos, como Mãe Coruja Pernambucana e Primeira Infância Acreana.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​